Transparência para gerir o dinheiro público


Novos serviços baseados em blockchain permitem que o pagamento de salários e benefícios de servidores públicos seja muito mais transparente. O governo da Inglaterra já encomendou o seu para a empresa Govcoin

11.jpg

Diferentes instituições governamentais, usando sistemas que não conversam entre si, fazem os pagamentos de salários e benefícios de seus servidores. Essa estrutura, comum na administração de qualquer país, favorece a falta de transparência. Para solucionar essa questão, e ainda desenvolver uma base confiável e unificada, o governo britânico procurou, no início de 2016, uma empresa chamada Govcoin. Desde então, a companhia vem trabalhando em uma solução para esse grande problema. 

A Govcoin foi fundada pelo matemático e empreendedor Robert Kay e tem como objetivo usar o blockchain para criar um sistema unificado e à prova de erros e fraudes. Blockchain é um grande banco de dados virtual, distribuído pela rede de computadores. Toda ação é registrada em blocos de informações, que formam cadeias que não podem ser alteradas depois que o registro é aprovado pelo conjunto de usuários.

O sistema facilita os registros governamentais, mas também traz benefícios para o usuário. O objetivo do projeto é criar um aplicativo, acessado por smartphone, exclusivamente para funcionários. O sistema da Govcoin permite que cada usuário utilize sua área como conta bancária. Eles poderão, por exemplo, registrar e cancelar débitos automáticos sem a necessidade de intermediação de um banco. Isso porque o servidor público teria a liberdade de converter seus rendimentos em uma criptomoeda governamental, válida para o pagamento de tarifas de água, luz ou gás encanado, por exemplo. Por enquanto, não há previsão para esse projeto ambicioso entrar em fase de testes.

Blockchain Festival