Sistemas seguros em blockchain podem fortalecer a democracia

Instituições apostam no uso da tecnologia para garantir que nenhum voto seja adulterado e a contagem se mantenha à prova de erros. Uma aliada de peso para assegurar proteção contra fraudes em qualquer votação

3.jpg

Eleições suspeitas são um problema recorrente em todo lugar do mundo. Até mesmo democracias consolidadas, como a dos Estados Unidos, convivem com suspeitas de fraudes e adulterações, tanto no cadastro de eleitores quanto na contagem de votos. O blockchain apresenta uma solução para esse problema. A mesma plataforma tecnológica que garante a transmissão segura de criptomoedas pode ser usada para desenvolver sistemas eleitorais transparentes e à prova de manipulação.

Blockchains são plataformas virtuais construídas com base em blocos alinhados em cadeias. Toda nova informação que chega ao sistema é checada por usuários espalhados pelo planeta, e não existe um servidor único. Assim, um candidato, de qualquer país, que quisesse, por exemplo, acrescentar eleitores que não existem, não teria nenhuma condição de alterar o sistema.

Além disso, o cadastro de eleitores fica mais seguro, porque ninguém, a não ser a própria pessoa, tem acesso a sua cabine eleitoral virtual. E votar seria muito mais fácil – poderia ser feito a partir da tela de um celular com acesso autorizado ao sistema eleitoral. Seria um grande salto tecnológico em relação às urnas eletrônicas e aos cadastros eleitorais informatizados.

Já existem instituições trabalhando em plataformas desse tipo, como a Follow My Vote e da Democracy.Earth. E uma experiência concreta já foi realizada, em 2016, com grande sucesso: o plebiscito realizado pela Colômbia para debater o acordo de paz com as guerrilhas das Farc.

O governo queria dar voz aos eleitores que vivem no exterior. Com apoio da plataforma da Democracy.Earth, desenvolveu um sistema seguro batizado de Plebiscito Digital. E foi assim que aconteceu: cidadãos de todo o planeta foram ouvidos, com segurança, usando a tecnologia de blockchain.

 

Blockchain Festival