Seu carro vai ganhar uma carteira de identidade

A IBM está desenvolvendo um sistema que usa blockchain para monitorar toda a vida útil de um veículo, incluindo seguro, financiamento, colisões, multas e valor de revenda. O projeto está em fase de testes

6.jpg

Agências reguladoras, fabricantes, vendedores, empresas especializadas em financiamento e seguro, comprador, revendedor, oficinas, ferro velho... O mercado de compra e venda de veículos engloba uma vasta cadeia de participantes. Cada um deles usa seus próprios documentos e mantém sistemas próprios, que raramente dialogam entre si. O blockchain pode mudar essa situação.

Um único documento disponível online poderia funcionar como a carteira de identidade do automóvel, desde a fabricação até o fim de sua vida útil. 

Colisões, revisões, multas, vendas e revendas, trocas de peças. Todas as informações sobre o automóvel estariam disponíveis numa plataforma descentralizada e segura. Cada um dos participantes da cadeia de produção, monitoramento e revenda poderia acessar os dados, o que agilizaria, por exemplo, o trabalho das seguradoras.

A IBM já trabalha no desenvolvimento de um sistema desse tipo, que reunirá cada etapa da fabricação e cada alteração na vida útil do veículo. Tudo ficaria registrado em contratos inteligentes, validados por toda a cadeia de usuários e acessível para cada um dos participantes. 

Assim, cada um dos envolvidos seria obrigado a acrescentar suas informações sobre o carro, e poderia acessar todo o histórico do veículo. Todos poderiam saber quando houve alteração. O projeto está na fase de testes. Se vingar, poderá revolucionar esse mercado, ao permitir, por exemplo, o monitoramento, com grande agilidade, por parte das autoridades, do pagamento de taxas e impostos.

Blockchain Festival