Plataforma aberta e colaborativa atrai empresas

Criada pela Fundação Linux, a Hyperledger é uma plafatorma em código aberto que facilita o desenvolvimento de produtos utilizando a tecnologia blockchain. Mais de 200 empresas já aderiram 

7.jpg

A união faz a força. A Hyperledger é o retrato desse ditado. Trata-se de uma plataforma aberta e colaborativa, que pode ser utilizada por diferentes indústrias que somam esforços para desenvolver aplicativos e produtos em blockchain. Lançada em 2016 pela Fundação Linux, é destinada a desenvolver soluções eficientes e seguras usando a tecnologia de cadeia de blocos de dados. 

Desenvolvido para dar suporte aos bitcoins, em 2008, o blockchain vem se mostrando eficaz – e seguro – para todo tipo de intercâmbio de informações com valor financeiro, desde contratos inteligentes até o monitoramento de redes de logística, incluindo o desenvolvimento em novos setores, como na Internet das Coisas. A iniciativa da Fundação Linux não prevê o lançamento de nenhum tipo de criptomoeda própria.

Desde que foi anunciada, a plataforma Hyperledger já deu origem a diferentes tipos de infraestrutura de desenvolvimento. Uma das primeiras, batizada Fabric, contou com uma combinação de trabalhos de duas empresas: a Digital Asset e a IBM. Em julho de 2017, a Bolsa de Valores de Londres anunciou que estava se aliando à Fabric para desenvolver em blockchain um serviço descentralizado de contabilidade para ser usado por um pool de empresas italianas. Trabalharam juntos no projeto 159 engenheiros de 28 organizações durante mais de um ano para chegar ao resultado.

Desde então, já aderiram companhias do porte de Intel, Oracle, BBVA, ABN AMRO, J.P. Morgan, Accenture, Cisco, Fujitsu e Hitachi, num total de aproximadamente 200 empresas. Depois da Fabric, surgiram outras infraestruturas com aplicações práticas para diferentes setores da economia, como a Hyperledger Iroha, focada em plataformas para aparelhos móveis, a Hyperledger Composer, dedicada a transações de ações, a Hyperledger Burrow, uma máquina virtual para geração de contratos inteligentes, e a Hyperledger Indy, que facilita o desenvolvimento de bancos de dados e bibliotecas virtuais criptografados e seguros. Hoje, mais de 70 projetos estão em andamento.

Blockchain Festival