Gavin Wood, um dos pais do ethereum, aposta nos contratos inteligentes

O programador britânico começou a desenvolver serviços em blockchain em 2013. Entre as várias iniciativas das quais participa, uma delas é a linguagem de programação Solidity, base para contratos inteligentes

9.jpg

Em 2014, Gavin Wood apresentou um projeto de plataforma aberta para o desenvolvimento dos chamados contratos inteligentes, que ficam armazenados em redes de blockchain e são acessados sempre que uma transação entre as partes é realizada. Era mais um passo natural na trajetória do programador britânico de 37 anos, que já havia participado, ao lado do russo Vitalik Buterin, do desenvolvimento do ethereum, a plataforma de criptomoedas mais famosa depois do bitcoin.
Mas o ethereum não é apenas uma plataforma para desenvolver criptomoedas. Ele possibilita o desenvolvimento de projetos de financiamento coletivo e de contratos inteligentes. Depois de atuar como chefe de tecnologia do ethereum, Gavin Wood seguiu por esse caminho.


Curioso, ele chegou a desenvolver, na infância, um jogo de tabuleiro inédito, com regras próprias. Pratica taekwondo e snowboard. Tem doutorado em ciência da computação e é PhD em visualização musical. Wood prestava consultoria para a Microsoft e dava aulas de artes e de fractais para crianças quando ouviu falar nas criptomoedas, em 2011. Na época, não deu muita atenção para o assunto. 
Dois anos depois, entendeu que o blockchain poderia ter muitas outras aplicações. “Comecei a perceber a inevitável mudança social que a tecnologia iria produzir”, ele conta em seu site pessoal. Na mesma época, foi apresentado a Vitalik e ajudou a desenvolver o ethereum. Entre as muitas outras iniciativas que o programador lidera, sempre utilizando o blockchain como base tecnológica, destaca-se o Solidity, construído em parceria com outros membros do ethereum. 


Trata-se de uma linguagem de programação voltada para o desenvolvimento de contratos inteligentes, e disponível para usuários do ethereum, além de outras plataformas de criptomoedas, que aderiram ao Solidity.
 

Blockchain Festival