Como as empresas podem aderir ao blockchain?

A Microsoft criou um documento que norteia a caminhada para quem está em dúvida se deve ou não utilizar o blockchain em seu negócio. O início da jornada é um questionário de quatro perguntas que ajudam na decisão

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Como e quando uma empresa deve aderir ao blockchain? A equipe da Microsoft preparou uma série de recomendações que servem de base para que empresários possam dar os primeiros passos em direção à tecnologia. Reunidas em um documento, as orientações começam com quatro perguntas cujas respostas determinarão se blockchain é apropriado para o cenário de negócios da empresa. São elas:

  • As múltiplas partes da empresa compartilham dados?
  • As múltiplas partes atualizam os dados?
  • Existe um requisito para a verificação?
  • Os intermediários podem ser eliminados para reduzir custos e complexidade?

Se a resposta é sim a todas essas perguntas, diz o post, então a empresa tem um cenário potencial para aplicar blockchain.

“Nem todas as situações exigem blockchain, mas existem alguns cenários em que a tecnologia cria valor significativo em comparação com tecnologias alternativas”, afirma o texto. “Normalmente, são processos de negócios compartilhados, com a organização em diferentes setores, como serviços financeiros, manufatura ou varejo.”

Você já sabe o que, afinal, é blockchain? Trata-se de um banco de dados global, distribuído entre diferentes computadores. Toda vez que uma transação é realizada, ela precisa ser validada pelo conjunto dos usuários, o que reduz significativamente as chances de fraude, já que um hacker precisaria de capacidade de computação maior do que a somatória dos participantes da rede.

“Os benefícios reais do blockchain em relação às tecnologias convencionais”, diz a Microsoft, “são alcançados quando usamos essa tecnologia para vincular organizações com o fim de compartilhar informações em um livro contábil distribuído”. Cinco setores, em especial, têm maior potencial para utilizar a tecnologia imediatamente: serviços financeiros, governo, imóveis, gerenciamento de cadeia de suprimentos e distribuição de mídia.
 

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