É o fim do dólar, do euro e do real?

Diferentes produtos já foram usados como base para o sistema monetário, como gado, sal e cobre. O especialista Ramon Tayag acredita numa nova mudança, com a substituição das moedas tradicionais pelas criptomoedas

1.jpg

Entre os especialistas em tecnologia e filosofia existe uma discussão sobre a data em que a inteligência artificial vai alcançar seu ponto de singularidade, aquele momento em que as máquinas se tornarão mais inteligentes do que os humanos. E, depois disso, quando se mostrarão capazes de produzir outras máquinas, mais inteligentes do que as primeiras. A partir disso, a inteligência artificial dará um salto gigante, e em poucos anos.

Para o especialista em tecnologia Ramon Tayag, algo semelhante deve acontecer com as criptomoedas. Elas vão alcançar um ponto de singularidade em que se tornarão o padrão aceito. Será o fim do dólar, do euro e do real? “A singularidade das criptomoedas é um ponto no futuro em que elas terão mais valor do que as moedas tradicionais. Quando isso acontecer, uma quantidade significativa de dinheiro vai migrar para as criptomoedas, enquanto as tradicionais vão perder seu valor”, diz Tayag.

Será nesse momento, diz ele, que grande parte das pessoas vai aderir naturalmente às criptomoedas, simplesmente porque as moedas virtuais vão ter mais valor e maior utilidade. Tudo muito rápido, a partir do ponto em que a singularidade tenha sido alcançada. 

“Essa transição [das moedas tradicionais para as virtuais] ainda não pode ser vista com clareza pelas pessoas”, afirma Tayag, “porque, para a maioria delas, as moedas virtuais não são como as tradicionais. No entanto, quando as qualidades das criptomoedas forem aceitas pela maioria, elas serão comparáveis. E, então, vai parecer razoável trocar uma pela outra”.

Quando isso acontecer, diz o analista, as criptomoedas terão superado dois problemas atuais. Elas serão menos voláteis e mais fáceis de usar. E, ao contrário do que acontece atualmente, toda a rede de comércio aceitará as moedas digitais como meio de pagamento. As vantagens que já existem hoje serão ainda mais reconhecidas. “As moedas virtuais são seguras e fáceis de transportar, podem ser obtidas em qualquer lugar e utilizadas em diferentes países sem a necessidade de conversão”.

 

Blockchain Festival