Dubai quer se tornar a cidade do blockchain

A cidade mais moderna dos Emirados Árabes pretende utilizar a tecnologia dos bitcoins para melhorar a eficiência de sua infraestrutura. Dezenas de serviços, incluindo o recolhimento de taxas e a emissão de habilitações, usarão blockchain

8.jpg

Por volta de 2020, a prefeitura de Dubai vai ter acesso, em tempo real, a todo o histórico de cada veículo que circula pela cidade, desde o lugar onde o carro foi fabricado até cada um de seus proprietários. Cidadãos, revendedores, autoridades policiais, seguradoras, oficinas mecânicas e as todas as instituições e empresas ligadas a cada automóvel terão acesso a esse registro, transparente e inviolável. E isso é só o começo. Dubai quer ser a cidade do blockchain.

O governo local já anunciou que vai lançar sua própria criptomoeda, uma forma de gerenciar com maior objetividade e clareza os gastos públicos de todos os departamentos. Um sistema parecido com o dos automóveis seria estendido aos cidadãos. Assim, todos terão uma identidade digital que registra o histórico de cada morador, sem a necessidade de documentos em papel. A cidade já anunciou que pretende eliminar o uso de papel em cada um de seus departamentos.

Mas por que utilizar o blockchain? Uma cadeia de dados criptografados, segura, distribuída, sem intermediários nem custos extras, o blockchain surgiu para dar suporte ao bitcoin, mas agora está na base de uma revolução que suporta a troca de todo tipo de informação. Todos os dados são registradas em blocos, que formam cadeias. Uma vez validada pelo conjunto dos usuários, cada transação fica gravada sem que possa ser alterada.

Por tudo isso, esse é o tipo de tecnologia ideal para desenvolver, por exemplo, sistemas de recolhimento de impostos e taxas, descentralizados e seguros. As emissões de licenças para comerciantes, passaportes, habilitação para motoristas ou o registro de imóveis poderão ser feitas em plataformas de blockchain. Tudo para garantir o máximo de agilidade, sem perder a segurança.
 

Blockchain Festival