Compre e alugue seu imóvel usando blockchain

A tecnologia permite criar plataformas de venda e locação, com transparência e segurança tanto para imobiliárias quanto para clientes. Já existem startups do ramo imobiliário usando blockchain na Inglaterra e na Suécia

12.jpg

Tem certeza que o imóvel que você quer alugar ou comprar teve as instalações hidráulicas e elétricas modernizadas? O corretor imobiliário pode confiar no comprador, sem perder tempo com levantamentos demorados e caros de histórico financeiro? Com blockchain é possível responder sim a essas duas questões de forma segura.

Tecnologia formada por uma cadeia de blocos de dados em que as informações são disponibilizadas em redes descentralizadas, sem intermediários nem proprietários, o blockchain vai permitir criar plataformas de compra e venda de imóveis de forma segura, já que os dados são criptografados e validados por todos os integrantes da cadeia.

Será possível registrar o estado dos imóveis, suas características principais, se está à venda ou para alugar. O histórico de cada imóvel também ficaria registrado permanentemente, de forma transparente. Como os dados não podem ser adulterados, todos os usuários, fornecedores e clientes podem confiar nas informações armazenadas. 

A corretora britânica Atlant  já oferece esse serviço. Na Suécia, a startup ChromaWay realizou um experimento de registro de imóveis em parceria com o governo. O objetivo é colocar em uma plataforma de blockchain todo o sistema nacional de registro de terras e, se instalado, o sistema poderia gerar uma economia de até 100 milhões de euros por ano, em taxas e burocracia.

Existe ainda uma Federação Internacional de Corretores de Imóveis com Blockchain, com 4 400 corretores e imobiliárias cadastrados, em diferentes países do mundo.
 

Blockchain Festival