Cientistas de dados aderiram ao blockchain

Fundamentais para a economia, os profissionais especializados em analisar grandes volumes de informação sofrem com um problema: saber se os dados são confiáveis. O blockchain oferece uma solução para isso

7.jpg

De governos a empresas de todos os ramos e portes, todos enfrentam uma questão fundamental: o gerenciamento eficiente de dados. E isso anda cada vez mais difícil porque, na medida em que o volume de informações disponíveis se multiplica, fica mais difícil diferenciar o que é realmente confiável. O blockchain tem a solução para esse problema. O grande livro de contabilidade virtual, distribuído e criptografado pode garantir que tudo o que fica registrado ali é verificável. Essa tecnologia oferece, para os cientistas de dados, quatro grandes vantagens:

1. Melhora a capacidade de acessar a origem dos dados: muitas vezes as informações se dispersam na rede, e é difícil saber de onde partiram e como foram coletadas. Quando disponibilizadas numa rede de blockchain, elas ficam identificadas para sempre – é possível saber quem a publicou, e quando.

2. Permite a análise em tempo real: corretoras, bancos e empresas do sistema financeiro, em geral, são obrigados a reagir com grande agilidade, e por isso mesmo são mais sujeitas a fake news e dados fraudulentos. Com o blockchain, somente as informações checadas ficam registradas.

3. Gera confiabilidade: a dificuldade em estabelecer relações comerciais de confiança deu origem a uma série de intermediários, como cartórios. Pelo mesmo motivo, muitas companhias não abrem suas informações para os parceiros e fornecedores. Se as informações ficarem disponíveis numa rede distribuída e inviolável, a confiança pode ser reestabelecida e os cientistas de dados poderão trabalhar com mais informações.

4. Facilita o compartilhamento: empresas e organizações diferentes, funcionando com sistemas que não conversam entre si, poderiam migrar para um único sistema, muito mais ágil, íntegro e fácil de compartilhar – logo, os dados ficariam acessíveis para os analistas, com mais rapidez e transparência.

Fonte

Blockchain Festival