Blockchain será usado para criar identidade digital global

Iniciativa da Microsoft, a Aliança ID 2020 tem como objetivo fornecer documento de identidade que pode ser reconhecido em qualquer lugar do mundo. Isso deve beneficiar 1 bilhão de pessoas sem registro

13.jpg

Mais de 1,1 bilhão de pessoas no mundo não possuem documento de identificação. Uma iniciativa da Microsoft, anunciada durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro deste ano, procura lidar com esse problema. A falta de registros válidos facilita o tráfico de escravos entre países africanos, por exemplo, e dificulta a rotina dos refugiados que lutam para retomar suas vidas.

Batizado Aliança ID 2020, o projeto é resultado de uma parceria com a Hyperledger, uma rede de desenvolvimento de projetos usando bockchain, e já conta com o suporte da agência de ajuda humanitária Mercy Corps e do Centro Internacional de Computação das Nações Unidas. Além da Microsoft, outras empresas e fundações, como a Accenture e a Fundação Rockefeller, já fizeram doações para a iniciativa.

Blockchain é um grande banco de dados, público e inviolável, no qual podem ser registrados arquivos digitais de todo tipo. Cada item guardado no blockchain é datado e leva uma assinatura, formada por uma sequência de letras e números. A tecnologia está na base das criptomoedas, mas tem muitas outras utilidades. Nesse caso, ela pode oferecer um sistema de identificação global, instalado em uma rede descentralizada de computadores ao redor do mundo, e imune a alterações, o que garante a inviolabilidade das informações.

Com o sistema a ser desenvolvido pela Aliança ID 2020, qualquer pessoa, mesmo que perca seus documentos pessoais em papel, poderá ser rapidamente identificada, em qualquer lugar do mundo. Para isso, será necessário desenvolver um banco de dados com base na biometria de cada indivíduo.

Num futuro um pouco mais distante, será possível expandir o mesmo sistema para garantir a todos os cidadãos, em qualquer país do mundo, um sistema de identidade seguro e válido em qualquer lugar.

Blockchain Festival