Blockchain é ferramenta de marketing

A tecnologia que deu origem ao bitcoin pode acabar com as fraudes em anúncios, um problema que custa US$ 19 bilhões anuais às grandes marcas. Com ela, agências poderão ter um controle maior da real exposição dos clientes

3.jpg

A Federação Mundial dos Anunciantes apresentou, em dezembro, um levantamento que indica que apenas 3% das empresas de marketing e publicidade investiram em blockchain até 2017. Mas, para 2018, 21% consideram a tecnologia uma de suas maiores prioridades. Outros 41% classificam o tema como importante. Essa é uma mudança expressiva de posição. Sinal de que o mercado de publicidade descobriu o potencial gigantesco da tecnologia que deu origem ao bitcoin.

Blockchains são grandes livros virtuais de contabilidade, formados por dados agrupados em cadeias, que, por sua vez, formam blocos. Uma vez que a informação é registrada e validada, não pode mais ser alterada. Especialistas acreditam que essa tecnologia representa, para a transação de valores e documentos, o mesmo que a internet representou para as comunicações. 

Do ponto de vista dos anunciantes, isso pode significar uma economia de US$ 19 bilhões anuais. Esse é o valor que as empresas perdem, no mundo, a cada ano, com fraudes em anúncios veiculados online. Isso porque as informações sobre cliques, visualizações e tempo de exposição dos banners muitas vezes são forjadas, e as companhias pagam por conteúdo que não é visualizado. Se toda a negociação entre anunciantes e veículos fosse registrada numa cadeia descentralizada e criptografada, esse registro seria muito mais preciso, e totalmente confiável.

É por isso que empresas de marketing e publicidade se dizem interessadas na tecnologia de blockchain: plataformas mais confiáveis aumentariam a exposição real de seus clientes e eliminariam o risco de fraude. Além disso, esses sistemas poderiam dar origem a negociações usando criptomoedas, sem intermediários bancários, com suas taxas e sua burocracia. Com tantos profissionais investindo na aplicação é de se esperar que nos próximos anos o mercado publicitário seja, de fato, transformado por essa tecnologia.
 

Blockchain Festival