Blockchain abre caminho para transformação digital

Primeiro a tecnologia de cadeias de blocos de dados garantiu o sucesso do bitcoin. Agora, pode permitir que as empresas forneçam plataformas de serviços como já fazem Amazon, Uber e Airbnb

5.jpg

O que é estratégia de plataforma? É o que fazem Amazon, Uber, Airbnb e todas as outras empresas que lideram o cenário de profunda inovação pelo qual passa a indústria. Plataformas são ambientes que conectam diferentes grupos, que são beneficiados a cada vez que participam do sistema. Quanto mais valor os usuários geram, mais beneficiados eles são.

Ou seja: esse é o futuro. Vender produtos, apenas, não é mais suficiente para garantir o sucesso de qualquer negócio. É preciso criar plataformas, ou seja, ambientes de interação. Para o analista Simone Cicero, desenvolvedor de um kit de criação de plataformas, o blockchain é crucial para esse processo.

Blockchain é um livro de contabilidade virtual, composto por cadeias de blocos de dados espalhadas por toda a rede mundial de computadores. Nenhum usuário tem mais poder do que os demais, e toda transação registrada ali é protegida pelo conjunto dos participantes. Foi essa tecnologia que garantiu o sucesso das criptomoedas. Agora, pode ser utilizada pelas empresas que querem adotar a estratégia de plataforma.

Cicero argumenta que é possível criar plataformas turbinadas por blockchain, descentralizadas e, ao mesmo tempo, seguras.  “Não existe mais um ‘dentro’ ou ‘fora’ para uma organização; a estratégia deve retirar os limites de interação e participação”, diz ele, lembrando que é exatamente assim que funcionam os sistemas de criptomoedas.

Como funciona na prática? “Pense, por exemplo, numa organização que quer se transformar, em busca de inovação sustentável”, diz o especialista. “Para isso, ela cria uma plataforma para comercializar conhecimentos, boas práticas e artefatos. Essa estratégia conectaria entidades externas e internas”.

E é aí que entra o blockchain: para reforçar os vínculos entre essas entidades, que podem ser outras empresas, clientes ou especialistas do ramo. “Imagine criar uma criptomoeda específica, utilizada para negociar nessa plataforma e que poderia ser usada para adquirir produtos da própria companhia”. Assim, todos os elos da cadeia seriam recompensados por participar.

Blockchain Festival