As 1001 utilidades do blockchain

O grande livro de contabilidade descentralizado e criptografado tem muitas aplicações. Corporações, governos e entidades sem fins lucrativos, internamente ou por meio de parcerias, estão investindo na tecnologia

13.jpg

Diversas grandes corporações estão em adiantada fase de testes e implementação do blockchain em seus serviços. 
Conheça 11 iniciativas que estão acontecendo enquanto você lê este texto. 

  1. Goldman Sachs: Ao fim de junho, com chances de ser antes do prazo, o banco de investimento com sede nos Estados Unidos lançará uma área de negociação de criptomoedas.
  2. BHP: A gigante da mineração está desenvolvendo um sistema de monitoramento de logística baseado em blockchain.
  3. Maersk: O conglomerado dinamarquês vai usar a tecnologia para aumentar a eficiência de sua vasta rede de logística. Também iniciará um seguro marítimo baseado na tecnologia.
  4. Fedex: Ao lado de outras mais de 200 empresas de transporte, como UPS, BNSA Railway e Schneider Trucking, participa de um conglomerado que vem desenvolvendo ferramentas em blockchain.
  5. Petroteq: A primeira companhia de petróleo do mundo a aceitar pagamento em criptomoeda está oferecendo assistência para a empresa estatal mexicana, a Pemex, desenvolver um sistema em blockchain.
  6. Credit Suisse: Ao lado do banco suíço UBS e de outras instituições financeiras, está trabalhando num sistema bancário apoiado por uma rede de cadeias de blocos de informações.
  7. Walmart: Mais um caso de união que faz a força. A gigante americana do varejo se aliou com Unilever, Nestlé, Kroger, Tyson e McCormick, entre muitas outras, em um projeto de melhoria na eficiência da distribuição, com consultoria da IBM.
  8. Organização das Nações Unidas: A ONU quer melhorar a qualidade de suas iniciativas climáticas, desenvolvendo um banco de dados descentralizado que trate das emissões de gases poluentes de diferentes países.
  9. Tepco: A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio está trabalhando para unificar seu sistema de balanços e registros de usuários, tudo numa plataforma virtual à prova de invasores.
  10. Governo de Illinois: Um dos estados americanos mais avançados no investimento em blockchain está desenvolvendo um sistema para melhorar o gerenciamento das licenças médicas no estado.
  11. Governo do Brasil: O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está trabalhando no protótipo de um sistema de identificação digital.
     
Blockchain Festival