Alugue seu carregador de carro elétrico usando bitcoin

Iniciativas em fase de testes permitem que donos de carregadores de bateria aluguem seus aparelhos nos horários em que não estão sendo usados. Assim, eles poderiam atuar como postos de recarga

6.jpg

Uma tecnologia moderna como o blockchain tende a atrair consumidores de uma tendência do século 21, os automóveis elétricos. Já existem nos Estados Unidos e na Europa dezenas de postos de abastecimento que aceitam bitcoins como pagamento. O uso de criptomoedas no lugar de dinheiro tradicional cresce a cada ano nesse mercado.

Mas o projeto da startup americana eMotorWerks vai além. Desde agosto, a empresa testa um sistema que usa blockchain para colocar em prática uma espécie de Airbnb dos carregadores de bateria.

Ainda são poucos os usuários cadastrados, mas o projeto vem funcionando bem. Os donos de carregadores de baterias de carros elétricos disponibilizam seus aparelhos quando eles não estão sendo utilizados. O motorista de um automóvel da região pode entrar em contato e seguir até a casa da pessoa. Carrega seu veículo, e paga usando criptomoeda.

Se expandido para países inteiros, o sistema permitiria que um veículo fazendo uma longa viagem pudesse encontrar, entre os donos de aparelhos, a melhor opção para reabastecer o carro em cada ponto da viagem. É o objetivo da Charg Coin, que anunciou uma oferta pública de moedas (ICO), em novembro passado. A intenção é criar uma criptomoeda específica para esse mercado de usuários de automóveis que querem compartilhar seus carregadores.

Dessa forma, a tecnologia de blockchain colabora para desenvolver uma economia comunitária, em que não há distinção entre fornecedores e consumidores. Além disso, a eMotorWerks prevê que, dessa forma, a compra de carregadores seria estimulada, já que poderiam gerar uma renda extra no tempo ocioso.

Blockchain Festival