Afinal, para que serve o bitcoin?

Trata-se de uma moeda, e como tal pode ser usada para adquirir produtos e bens de consumo. Mas apresenta tantas vantagens em relação aos modelos tradicionais que, no futuro, pode transformar a economia global

1.jpg

Especulação financeira, investimento em startups, lavagem de dinheiro ou até mesmo a compra de produtos, como se faz com o dinheiro tradicional. O mundo das criptomoedas é tão recente, e inovador, que as informações sobre elas se acumulam de forma confusa. Afinal de contas, para que servem o bitcoin, o ether e as outras centenas de criptomoedas disponíveis?

Para entender melhor o tamanho do impacto do bitcoin é importante saber que moedas, de qualquer tipo, precisam ter três características fundamentais, que ajudam a explicar seu sucesso. São elas:

Utilidade. As criptomoedas precisam ser úteis. Elas podem ser usadas da mesma forma que o dinheiro tradicional. A cada dia aumenta o número de estabelecimentos comerciais que aceitam pagamentos em bitcoins, por exemplo.

Previsibilidade. Esse é um ponto que ainda precisa evoluir. Para se estabelecer como moedas de fato, e não como fonte de especulação, as criptomoedas precisam ser mais estáveis em suas cotações. Devem também ter índices de inflação previsíveis e isso o bitcoin já tem.

Neutralidade política. É aqui que entra uma das maiores vantagens das criptomoedas. Elas são apoiadas em blockchain, a tecnologia que deve mudar as transações comerciais no mundo. Blockchain é uma espécie de livro de contabilidade virtual, distribuído por computadores do mundo inteiro e protegido pelo conjunto dos usuários. Assim, não pode ser controlado por governos ou grupos políticos.

O bitcoin é uma moeda, como qualquer outra. Não serve para especulação. A ideia de enriquecer rápido e fácil comprando e vendendo é ilusória. Mas as criptomoedas têm tantas vantagens em relação às moedas tradicionais que a fama se justifica. Um dia elas poderão ser capazes de tornar a economia global mais ágil e independente de intermediários.

Fonte

Blockchain Festival