A revolução tem nome: blockchain

A estrategista digital Maya King explica que a tecnologia está nos estágios iniciais, a caminho de revolucionar a maneira como compartilhamos valor. As empresas que precisam de intermediários serão as mais beneficiadas

9.jpg

 

“A tecnologia de blockchain é comparável com a internet do começo dos anos 1990. Enquanto a internet transformou a maneira como compartilhamos informação e nos conectamos, o blockchain está nos primeiros estágios a caminho de transformar como nós compartilhamos valor e de que maneira confiamos uns nos outros”. A estrategista digital Maya King faz essa comparação em um artigo em que apresenta as bases do blockchain.

“As moedas digitais são apenas o começo de uma inundação de potenciais usos da nova tecnologia”, ela continua. “Aplicações construídas sobre blockchain irão providenciar maior confiabilidade, segurança e eficiência para muitas organizações”.

Blockchains são bancos de dados virtuais, formados por cadeias de blocos de informações. Elas são registradas de forma inviolável, e apenas depois de serem validadas pelo conjunto dos usuários, o que garante segurança e transparência.

Maya King aponta que todos os setores da economia que dependem de intermediários vão ser os primeiros beneficiados. Ganharão agilidade e segurança, e por isso mesmo já começaram a aderir. “Bancos e instituições financeiras, que tradicionalmente são lentas para adotar tecnologias e costumam ser sobrecarregadas por regulações, foram as primeiras a sofrer o impacto do bitcoin”, ela cita, lembrando da primeira – e ainda a mais utilizada – criptomoeda.

“Por isso, muitos bancos estão agora fazendo experiências com blockchain, para tentar acompanhar as mudanças.” Entre os setores que mais serão beneficiados, ela cita os direitos digitais, a propriedade intelectual (incluindo todo tipo de produção cultural), sistemas bancários, imobiliárias e redes de logística, além de bancos de dados governamentais, para saúde ou mesmo para permitir votações ultrasseguras.

 

Blockchain Festival