8 livros para mergulhar no mundo do blockchain

Existem muitas obras, em português e em inglês, que ajudam a entender a tecnologia que dá suporte às criptomoedas. Reunimos 8 livros que apresentam o sistema e explicam sua importância. Confira a seguir

3.jpg

1. Blockchain para os Negócios: Promessa, Prática e Aplicação da Nova Tecnologia da Internet, de Mougayar William: A obra descreve a tecnologia e explica, de forma didática, as implicações para novos modelos de negócios.

2. Bitcoin: A Moeda na Era Digital, de Fernando Ulrich: O economista aborda a história da primeira criptomoeda, do ponto de vista das teorias dos economistas Carl Menger, Ludwig von Mises, F. A. Hayek e Murray Rothbard.

3. A Quarta Revolução Industrial, de Klaus Schwab: O autor é engenheiro e economista alemão, presidente executivo do Fórum Econômico Mundial. Seu livro coloca o blockchain no contexto das grandes transformações tecnológicas que estão revolucionando a indústria.

4. Blockchain Revolution: Como a Tecnologia por Trás do Bitcoin está Mudando o Dinheiro, os Negócios e o Mundo, de Don Tapscott e Alex Tapscott: É um livro introdutório, de leitura muito clara e agradável. Antes de mergulhar no assunto, é recomendável assistir ao TED Talk de Don Tapscott sobre blockchain.

5. Blockchain: Blueprint for a New Economy, de Melanie Swan: Para a autora, que é também fundadora do Institute for Blockchain Studies, o blockchain é o quinto paradigma disruptivo proporcionado pela informática: primeiro vieram os grandes computadores, depois os PCs, na sequência a internet, e em quarto lugar as redes sociais ativadas por dispositivos móveis. Seu livro explica que o blockchain terá impacto semelhante a essas grandes invenções.

6. Bye Bye Banks?: How Retail Banks are Being Displaced, Diminished and Disintermediated by Tech Startups and What They Can Do to Survive, James Haycock e Shane Richmond: A obra é focada no impacto do blockchain para o setor bancário. Apresenta as ações que as grandes instituições estão tomando para se adaptar e trata das inovações que as startups estão começando a colocar em prática.

7. Mastering Bitcoin: Programming the Open Blockchain, de Andreas M. Antonopoulos: Livro de referência para os programadores, desenvolvedores e engenheiros. É a obra mais técnica dessa lista, voltada para os profissionais que querem aprender a utilizar a tecnologia na prática.

8. Valueweb: How Fintech Firms are Using Bitcoin Blockchain and Mobile Technologies to Create the Internet of Value, de Chris Skinner: Para a Internet das Coisas funcionar, precisará estar apoiada na Internet dos Valores, a linguagem utilizada pelos aparelhos, segundo o livro. A Internet dos Valores pode ser inteiramente construída com base na tecnologia de blockchain, diz o autor, um especialista em análise de mercados financeiros.

Fonte

Blockchain Festival