5 passos de como o blockchain pode ajudar seu negócio

O banco de dados virtual e criptografado começa a conquistar diversos segmentos da economia, ao oferecer transparência, segurança, rastreabilidade, agilidade e economia para as empresas

6.jpg

1. Mais transparência

Quando uma rede de dados é distribuída, nenhum usuário pode alterá-la sem autorização dos demais. E ele só pode acrescentar informações, nunca apagar ou alterar registros antigos. Por isso mesmo, tudo o que é registrado num sistema em blockchain é transparente para as partes envolvidas e para qualquer observador externo. É como se toda transação contasse com uma auditoria automática embutida.

 

2. Fortalecimento da segurança

Antes de ser registrada, cada transação precisa passar pela validação de toda a rede. Nenhum usuário tem mais poder do que os demais, e os dados ficam distribuídos ao longo de uma série de computadores, e não em um único servidor. Essa tecnologia garante a segurança de tudo o que é negociado ali: troca de criptomoedas, formalização de contratos virtuais e monitoramento de cadeias de logística, por exemplo.

 

3. Reforço na rastreabilidade

Muitas cadeias de logística são extremamente complexas. Diferentes matérias-primas saem de pontos distantes do planeta, com entrada em portos e alfândegas, com as respectivas papeladas. Toda a rota é sujeita a burocracia e fraudes. Mas, se todos os passos estiverem registrados num sistema virtual, global e distribuído, como o blockchain, a capacidade de rastrear todas as etapas do transporte aumenta exponencialmente.

 

4. Aumento na agilidade e na eficiência

Todo intercâmbio de bens, informações e dinheiro precisa necessariamente de uma terceira parte, neutra, para validar e solucionar conflitos. Pode ser um advogado, uma agência governamental ou um auditor. Esse é um grande avanço oferecido pelo blockchain: a própria tecnologia oferece a terceira parte. Tudo fica registrado de forma pública. Com isso, desaparece a figura do intermediário e as transações ganham agilidade e se tornam mais eficientes.

 

5. Redução de custos

A agilidade nos processos garante automaticamente a redução de custos, seja em dinheiro investido nos intermediários, seja no tempo que se perde com a checagem e a validação. Na mesma medida em que simplifica o processo, o blockchain dá acesso a todo o histórico de todas as transações, de forma eficiente e menos dispendiosa.

 

Fonte: IBM

Blockchain Festival