Trajetória acelerada

A maioria de nós começou a ouvir falar em blockchain há pouco tempo. Em uma década, essa tecnologia ganhou importância. Mas o blockchain é resultado de mais de 20 anos de trabalho duro. Conheça os fatos mais marcantes

7.jpg

1991: Os pesquisadores Stuart Haber e W. Scott Stornetta apresentam a primeira descrição de um sistema de criptografia apoiado em uma série de blocos.

Década de 1990: Surgem os primeiros jogos online com moedas virtuais próprias. Atualmente, dezenas de jogos, de Minecraft a World of Warcraft, as utilizam. Em geral, elas são fáceis de hackear.

2005: O pesquisador Nick Szabo propõe um sistema de segurança descentralizado, muito parecido com o blockchain, mas ainda pouco seguro.

2008: A pessoa, ou grupo de pessoas, conhecida pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, inventa o blockchain com o objetivo de dar suporte para o bitcoin.

2010: Satoshi Nakamoto, que nunca foi visto pessoalmente, desaparece do ambiente virtual. Mas as criptomoedas continuam a se desenvolver, apoiadas no blockchain.

2014: Começam a ser colocados em Prática outros usos para o blockchain, em especial na formulação de contratos e no controle de contêineres e de alimentos.

2015: O arquivo-base do blockchain, que sustenta o bitcoin, alcança 30GB de tamanho. Atualmente, ele já ultrapassa 100GB.

2016: O Fórum Econômico Mundial organiza um painel para debater a aplicação da tecnologia em sistemas de governo.

2016: É criado do Fórum Global de Blockchain.

2017: As transações com bitcoin ultrapassam a média de 2 bilhões de dólares diários, dez vezes mais do que no ano anterior.

2018: A nova edição do Fórum Global de Blockchain é realizada nos dias 2 e 3 de abril, em Santa Clara, Califórnia.

 

Blockchain Festival